sexta-feira, 17 de abril de 2015

Artes

ARTES

Por muito tempo o ensino de Artes se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito.
Nas últimas duas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Hoje, a tendência que guia a área é a chamada sócio interacionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Infelizmente, ainda há professores trabalhando na chamada metodologia tradicional, que supervaloriza os exercícios mecânicos e as cópias, com o surgimento do movimento da Escola Nova, idéias modernizadoras começaram a influenciar as aulas de Arte.
O ensino de Arte trata de relacionar sentimentos, trabalhar, aspectos psicomotores e cognitivos, planejar e programar projetos criativos e se engajar, emocionalmente neles, num permanente processo reflexivo. Talvez mais que em outras disciplinas, no ensino de Arte, os alunos são obrigados a entrar em contato consigo mesmas.
Arte, uma palavra que é expressa pela beleza da natureza, onde o corpo se habita ao lugar mais calmo e silencioso para que no silêncio surge a beleza da arte, tanto como escultura como pinturas, a música, o teatro, a dança, arquitetura etc. Para começarmos vamos falar sobre seu surgimento.
O que se trabalhar em artes:

        Artes visuais



        Pinturas livres com tintas
      


  
 Misturando as cores
     



Escultura



Argila




Obra feita com Colagens


Arte de Museu




A Arte se influencia pela mente fértil da criança, onde pode desenvolver algo através das imagens ilustradas acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário